11 SET Aula interdisciplinar vai falar sobre política e cidadania

Aula interdisciplinar vai falar sobre política e cidadania

As eleições 2018 estão se aproximando e podem ser tema dos próximos vestibulares. Pensando nisso e também na importância de saber mais sobre o cenário político do País e votar de forma consciente, o Colégio Sigma, de Londrina, promove no dia 15 de setembro, próximo sábado, o “Aulão de Política e Cidadania”. O evento é dirigido a alunos, familiares e comunidade. As inscrições são gratuitas.

A coordenadora pedagógica do Sigma, Silvia Helena Raimundo de Carvalho, destaca que o objetivo dessa aula interdisciplinar é ajudar os alunos, muitos votarão pela primeira vez, a entender um pouco mais do processo eleitoral brasileiro, a função de cada cargo político, os deveres e direitos dos cidadãos e de que forma as promessas de campanha podem ser cobradas depois. “Temos ouvido muito sobre a necessidade de votar conscientemente e da importância de exercermos nossa cidadania. E essa aula especial pretende esclarecer alguns pontos”, acrescenta.

Além disso, pontua Silvia, esse aulão pretende fazer uma abordagem mais educativa do tema política. “Precisamos avançar nas reflexões sobre o assunto, mas sem aquelas polêmicas, muitas vezes ofensivas, das redes sociais”, observa.

Para isso, quatro professores vão falar sobre o tema e destacar pontos importantes desse momento que o País vive. O professor Agnaldo, de História, abordará a diferença entre os poderes Judiciário, Legislativo e Executivo e a função de seus ocupantes. Também vai pontuar o que os candidatos podem ou não fazer e prometer em campanha. O professor Ricardo, também de História, vai fazer um resumo dos 35 partidos políticos que existem hoje no Brasil. Além do breve histórico de cada sigla, vai contar a ideologia e o que defende cada um deles. “É para mostrar o grande espectro de partidos que temos hoje no Brasil”, destaca Ricardo.

Já o professor Rigolon, de Geografia, vai conversar com os alunos sobre economia, o PIB, a força do agronegócio e destacar importância dos eleitores refletirem sobre as propostas econômicas dos candidatos à presidência.

Serviço:

Aulão de Política e Cidadania – Colégio Sigma

15 de setembro

Loca: Colégio Sigma (Rua Fernando de Noronha, 77, Centro)

Inscrições: gratuitas (http://lp.sigmacursoecolegio.com.br/aulao-politica-e-cidadania)