09 JUL Mentoring Class ajuda alunos a escolher futura profissão

Mentoring Class ajuda alunos a escolher futura profissão

Antes de se inscrever para o vestibular quase sempre bate aquela dúvida: qual curso escolher? Pensando em ajudar os estudantes a perceberem seus talentos, habilidades, competências, características pessoais e colaborando para decisões mais maduras na hora de decidir sobre a futura profissão, o Colégio Sigma, de Londrina, implantou na grade curricular uma nova disciplina para alunos do Ensino Médio: o Mentoring Class.

A iniciativa teve como base uma pesquisa entre pais e alunos que apontou essa inquietação em comum, a dificuldade de muitos alunos em decidir sobre o curso para o qual vai prestar vestibular. “Os alunos do Ensino Médio desejam ter um apoio para chegar ao final dessa etapa mais seguros sobre qual profissão escolher. E o Mentoring Class veio para dar esse suporte”, ressalta Silvia Helena Raimundo de Carvalho, Coordenadora do Colégio Sigma e idealizadora dessa prática pedagógica.

Desde o ano passado a nova disciplina passou a fazer parte da grade do Ensino Médio.  Uma vez por semana os alunos têm atividades que oferecem a oportunidade de conhecerem e vivenciarem diferentes áreas e profissões. A disciplina começa com oito módulos aplicados por uma psicóloga e uma coach de carreira. “O objetivo é que eles comecem a ter mais maturidade e conhecimento para fazer suas escolhas”, acrescenta Silvia Helena.

Depois dessa etapa, os estudantes do Colégio Sigma participam de encontros semanais com profissionais das mais variadas áreas, para poderem conhecer mais de cada profissão, sobre o mercado de trabalho, remuneração, oportunidades e dificuldades de cada atividade. “Queremos que os alunos tenham um conhecimento bastante real sobre a profissão que pretendem seguir”, pontua a coordenadora.

Os alunos do Sigma já conheceram diversas áreas e conversaram com arquiteto, advogado, jornalista, fotógrafo, designer, entre outros profissionais. Todos os módulos, lembra Silvia Helena, oferecem algum tipo de atividade ao final, alguns até com os pais e a comunidade, que colaboram para que o estudante conheça na prática a profissão.

Dentro do Mentoring Class, por exemplo, os alunos já assistiram a uma sessão de júri na Justiça do Trabalho; fizeram um city tour por Londrina para observar a arquitetura predominante e participaram de uma sessão de fotografia em estúdio.  O objetivo é proporcionar ao aluno autoconhecimento, ajudá-lo a identificar parâmetros para realizar suas escolhas; diferenciar o que é vocação, dom, interesse e afinidade. “Nossa vida é feita de escolhas e entendemos que a da profissão seja a mais desafiadora, por isso queremos dar todo o suporte aos nossos alunos para que a decisão seja a mais acertada”, ressalta Silvia.

O Mentoring Class, destaca ela, é um projeto inovador e está concorrendo ao Prêmio de Inovação e Criatividade do Sistema COC de Ensino. A premiação acontece em agosto.