Loader

Blog

02 JUL Chegou o inverno! Entenda o que é solstício e por que as temperaturas caem

Chegou o inverno! Entenda o que é solstício e por que as temperaturas caem


A intensa massa de ar frio que invadiu o Sul, o Sudeste e o Centro-Oeste brasileiros na última semana colocou o inverno em evidência. Na fila do pão, no elevador e até mesmo nos corredores do Sigma, a primeira queda brusca de temperatura do inverno de 2021 já virou assunto das mais variadas conversas, inclusive as do estilo “amo ou odeio”. 

Gostando ou não do frio, saiba que entender por que as temperaturas caem nessa época do ano também é assunto de vestibular e de ENEM. Afinal, as estações do ano são determinadas pelos movimentos de translação do planeta Terra e isso é conteúdo de geografia básica que pode aparecer nas provas.

Solstício marca o início do inverno

O início do inverno no hemisfério sul é marcado pelo solstício de inverno, que ocorre em todo dia 21 de junho. No hemisfério norte, ao contrário, a data marca o solstício de verão. O mesmo ocorre no dia 21 de dezembro, quando ocorre o solstício de verão no Hemisfério Sul, determinando o início do verão abaixo da linha do Equador, e o solstício de inverno no Hemisfério Norte (início do inverno).

 

Os solstícios são fenômenos causados pelo movimento de translação da Terra, ou seja, a volta que o planeta dá em órbita elíptica em torno do sol e que dura exatos 365 dias, 5 horas e 48 minutos. Esse é o período que convencionamos chamar de ano. Para compensar as horas e minutos excedentes, a cada quatro anos ocorrem os chamados anos bissextos, com 366 dias (quando o calendário marca o dia 29 de fevereiro). 

O solstício é o período em que um hemisfério recebe mais luz solar do que o outro, devido ao ângulo de inclinação que a Terra possui em relação ao seu eixo. Por causa da diferença na incidência dos raios solares, o dia fica mais longo do que a noite no solstício de verão. Ocorre o contrário, com noites mais longas, no solstício de inverno.

As quatro estações

O movimento de translação também define as quatro estações do ano: primavera, verão, outono e inverno. Cada uma delas dura em torno de três meses. Além disso, assim como ocorre nos solstícios, os Hemisférios Norte e Sul possuem estações opostas. Se na Alemanha (Hemisfério Norte) for outono, por exemplo, no Brasil (Hemisfério Sul) será primavera. 

E o frio?

As mudanças de temperatura são explicadas pela meteorologia, que trabalha dois conceitos diferentes: clima e tempo. O tempo se refere às condições atmosféricas registradas em um período de tempo curto - a onda de frio é um exemplo disso. Já o clima é um panorama mais prolongado e completo dos padrões de tempo. É influenciado por fatores como localização geográfica e a movimentação das massas de ar. 

Os serviços de meteorologia explicam que uma intensa massa de ar frio (de origem polar) avançou pela Região Sul do Brasil e no decorrer da semana do dia 28 de junho de 2021 influenciou as temperaturas, dando origem a mais um episódio de friagem no ano.

E a situação pode se repetir. De acordo com o site do Simepar, serviço meteorológico do Paraná, para este inverno são esperadas ondas de ar frio e seco. Serão frequentes episódios de frio intenso por vários dias consecutivos, incluindo a formação de geada. 

Podem ocorrer alguns veranicos, períodos de tempo seco e quente mais frequentes a partir da segunda quinzena de agosto. O cenário climático indica que o volume de chuva ficará entre próximo e abaixo da normalidade, à exceção da Região Litorânea, que estará dentro do habitual. A temperatura média deve seguir o padrão típico da estação, exceto nos extremos Oeste e Norte do estado, onde variam de próximas a ligeiramente acima da normal climatológica.

Os fenômenos El Niño e La Niña não se manifestam neste inverno. Após influenciar o clima nos últimos meses no Paraná, La Niña dissipou-se sobre o Oceano Pacífico Equatorial.