Loader

Blog

20 MAI Conheça o Sigma News, projeto de educomunicação feito por alunos do Sigma

Conheça o Sigma News, projeto de educomunicação feito por alunos do Sigma


Notícias feitas pelos alunos do Sigma, para os alunos do Sigma! 

Essa é a inspiração do Sigma News, um projeto de educomunicação desenvolvido por alunos do Ensino Médio do Curso e Colégio Sigma, em Londrina, com o objetivo de familiarizá-los com a linguagem de diferentes mídias para produção de conhecimento. 

O projeto é semestral e, na primeira edição, traz a participação de 13 alunos das três séries do Ensino Médio. Tal como em uma redação de jornal, eles se dividem entre repórteres, revisores, fotógrafos, editores e social media. Com apoio das equipes de comunicação e marketing, TI e a área pedagógica da escola, produzem notícias usando diferentes recursos e conteúdos para redes sociais.

LEIA MAIS

Conheça o Novo Ensino Médio do Sigma

Sigma News também em podcast

Após colocar um portal de notícias e o instagram do Sigma News no ar,a equipe superou  mais um desafio e pôs no ar o podcast do Sigma News. Na primeira edição, os alunos e anfitriões Caio Augusto, Ana Beatriz e Giovana receberam o professor e sociólogo Alex Eleotério, que dá aulas no Sigma, e o advogado e militante de causas raciais Tito Valle para discutir um tema muito pertinente: o racismo no futebol. A aluna Alice fez os registros fotográficos do encontro. 

O bate-papo completo você confere no youtube do Sigma:

https://www.youtube.com/watch?v=W8wNLUiJZYI&feature=youtu.be

O processo que culminou no primeiro episódio do podcast envolveu toda a equipe. Após a discussão sobre o tema, os estudantes estudaram o tema para elaborar a pauta e fizeram uma pesquisa sobre racismo na comunidade escolar, com perguntas para identificar o quanto esse tema está presente no dia a dia. 

Alex é doutor em sociologia, sempre estudou questões raciais e considerou o tema escolhido muito pertinente. “O envolvimento dos estudantes é muito profícuo para esse momento que vivemos”, analisou.

O ativista Tito Valle também aprovou o tema. “O que acontece no futebol é um espelho do que acontece no Brasil. Combater o racismo depende também de debates e é uma satisfação ver estudantes tão bem preparados para conversar sobre o assunto”, disse. 

Oportunidade de aprendizado

A anfitriã Ana Beatriz conta que ficou nervosa no início da gravação, mas superou a dificuldade conforme a conversa foi fluindo. “Foi muito bom aprender mais sobre o tema com convidados tão qualificados, gostei muito da experiência”, elogiou.

Essa também é a visão de Giovana, para quem o bom conteúdo trazido pelos convidados facilitou a estreia nos microfones. “Aprendemos muito com essa troca de ideias”, relatou. 

Caio, por sua vez, lamenta que a conversa não tenha se estendido por mais horas. “A gente sabe que tem um limite de tempo, mas os convidados são muito carismáticos, poderíamos ter ficado debatendo por mais tempo”, brincou.

Nos bastidores, a fotógrafa Alice assistiu a gravação por outro ângulo e contou que conseguiu aprender sobre equipamentos usados para gravar vídeos para o youtube, o trabalho do técnico e tudo que acontece antes de um programa ir ao ar. “Achei muito mágico”, resume.