Loader

Blog

10 JUN Conheça os itinerários formativos de Gestão e Investimentos e Mídias Digitais do Sigma

Conheça os itinerários formativos de Gestão e Investimentos e Mídias Digitais do Sigma


Os itinerários formativos são a grande novidade do Novo Ensino Médio em 2022, uma nova proposta pedagógica que busca aproximar as aulas da realidade dos alunos. Essas disciplinas, que no Sigma estão disponíveis para as turmas do 1º ano, são aulas sobre conteúdos mais específicos destacados das principais áreas do conhecimento. Como a ideia é aprofundar conhecimentos sobre temas que os alunos tenham mais interesse, no Sigma é possível escolher dois itinerários por semestre. 

As matérias ofertadas atualmente são Imunologia e Saúde Pública, Empreendedorismo, Gestão e Investimentos e Mídias Digitais. Neste artigo, você vai conhecer como são os nossos itinerários Gestão e Investimentos e Mídias Digitais. 

LEIA MAIS

Conheça os itinerários de Imunologia e Saúde Pública e Empreendedorismo do Sigma

Mídias digitais: uma mini agência de marketing na escola

O itinerário formativo de Mídias Digitais do Sigma é responsabilidade do professor Abílio. Nas duas aulas semanais, ele aborda conceitos teóricos de comunicação e marketing e  também atividades práticas. Mas não pense que as aulas são tradicionais! Pelo contrário, os alunos sentam sempre em equipe e ajudam o professor na construção do conhecimento, inclusive trazendo seus próprios saberes para as aulas. 

O desafio proposto pela turma no semestre foi criar um perfil no  instagram com dicas de estudos, o @beestudies.s. Para chegar ao produto final, eles aprenderam sobre storytelling, a criação de personas e construção de roteiros com base na “jornada do herói”. 

“A turma foi dividida em funções, de acordo com as aptidões de cada um: tem a equipe de produção textual, da arte e da técnica. É como se fossemos uma mini agência de marketing”, conta ele, que observa nos alunos a aprendizagem de habilidades que transpõem o ensino tradicional, como por exemplo trabalhar em equipe. 

A aluna Estela Almeida escolheu o itinerário de Mídias Digitais porque se identifica com a área de criação e ficou curiosa com o que iria aprender. “É muito diferente da sala de aula, fazemos atividades práticas e o professor Abílio sempre traz propostas diferentes, que surpreendem. É bem legal aprender sobre o processo de criação”, opina. 

Ruan França conta que fez a escolha do itinerário por curiosidade. “Era um assunto desconhecido para mim e achei que seria legal aprender mais. Escolhi algo para ser surpreendido e funcionou”, conta ele, que acha as aulas “incríveis”. “O professor Abílio incentiva os alunos a fazerem o que gostam mais. Estou gostando de exercitar a criatividade.”

Matemática para a vida 

No itinerário de Gestão e Investimentos do Sigma, a proposta do professor Lucas Gotardo é aproximar os alunos do mundo das finanças. E isso significa tratar de assuntos diversos que são úteis à vida de todo mundo, como finanças pessoais, como administrar o orçamento de casa, detalhes sobre o funcionamento do sistema bancário e, claro, os critérios para investir bem o nosso dinheiro. 

Durante o semestre, os alunos fizeram simulações de orçamentos domésticos baseados em situações reais, aprenderam sobre os tipos de contas bancárias e outras situações do dia a dia. O desafio atual é estudar os investimentos e, para isso, o professor está propondo atividades baseadas em resolução de problemas para que os estudantes percebam que podem aprender muito sobre o assunto com o conhecimento prévio que já possuem em matemática. “Nosso foco é a investigação científica, por isso, eles também pesquisam muito”, conta. Com o itinerário, fica mais fácil entender porque a matemática é tão importante para a vida de todos, além de despertar a consciência sobre a necessidade de controlar as finanças desde cedo.

A aluna do Sigma Layssa Lopes revela que sempre gostou de Exatas, por isso escolheu o itinerário de Gestão e Investimentos. “Aprendemos coisas bem interessantes, como o sistema dos bancos e dicas de organização financeira. Tudo isso será muito útil quando eu precisar administrar meu próprio dinheiro”, espera.

João Pedro Paludo Amaral escolheu o itinerário porque também se identifica com a área de Exatas. “Aprendemos sobre tipos de contas e cartões bancários, organização financeira e até como funciona o sistema de descontos das lojas, o que pode nos ajudar a fazer boas escolhas. Tem loja que sobe o preço dos produtos antes da liquidação para enganar o consumidor com descontos falsos”, exemplifica.