11 JUN Copa do Mundo foi tema de plantão especial

Copa do Mundo foi tema de plantão especial

A sala de aula ficou lotada no plantão especial sobre a Copa do Mundo promovido pelo Colégio Sigma no último sábado, dia 09 de junho. A aula interdisciplinar contou com a participação de professores de várias áreas e que abordaram diversos assuntos e curiosidades relativas à competição. Tudo de olho no vestibular, claro!
Quem abriu o plantão foi a professora Flávia Cabral, que dá aula de redação no Sigma. Ela destacou e interligou os variados assuntos que fariam parte da apresentação de outros professores. Ainda, abordou alguns gêneros textuais e levou para os alunos exemplos de questões com o tema Copa do Mundo que já caíram nas provas de vestibulares.
Na sequência, quem prendeu a atenção dos alunos e contou muitas curiosidades foi o professor de História. Aguinaldo abordou diversas questões relativas ao futebol, Copa do Mundo, História do Brasil e História Geral. Você já parou para pensar na relação entre as vitórias e as derrotas do Brasil nas copas e os momentos políticos pelos quais passava o País? Tem tudo a ver, segundo o professor. Ele ainda lembrou como o futebol passou de um esporte de elite para popular e do racismo inserido nas competições e nas equipes no início do século XX.
 Já o professor Jorge Henrique, de Filosofia e Sociologia, comentou sobre a indústria cultural por trás do futebol. Elencou os mais de 700 bilhões de dólares movimentados pela Copa do Mundo, o que significa que os dirigentes da competição manipulam cifras gigantescas, muito maiores do que a soma dos PIBs de dezenas de países. “Muitas vezes as pessoas não observam, mas por trás do futebol existe um comércio”, frisa Jorge.
A atividade ainda contou com a participação do professor Funfas (Química), Angélica (Geografia) e Mendonça (Física), que falaram sobre temas como doping do Maradona e gols que o Pelé não fez. Fernanda Hatti, uma das diretoras do Colégio Sigma, destaca a importância de promover diferentes atividades pedagógicas para estimular os estudos. E no caso do futebol, além do esporte propor reflexões e temas que podem ser discutidos em diversas disciplinas, é uma “paixão nacional”.