Loader

Blog

15 OUT Dia do professor: o legado de Jamil Hatti à educação de Londrina

Dia do professor: o legado de Jamil Hatti à educação de Londrina


“Sou um cara com boas intenções que gosta de dar aula.” Assim se define o empresário e professor Jamil Hatti, fundador do Curso e Colégio Sigma. A trajetória de vida de Jamil, porém, extrapola a rotina da sala de aula, se misturando com a história da educação em Londrina. Por isso, no Dia dos Professores, Jamil Hatti é o homenageado por toda a equipe do Sigma! 

Professor de inglês e português, Jamil nasceu e foi criado em São Paulo, de onde saiu em 1964, fugindo da ditadura militar. Escondido em Mandaguari, ele ficou na cidade por três anos até se mudar para Londrina em 1967. A vontade de ser professor, entretanto, surgiu bem antes. Ainda jovem, seu primeiro aluno foi um vizinho, recém-chegado da Espanha, que teria uma entrevista de trabalho em inglês e precisava se tornar fluente. “Durante um mês, passamos oito horas por dia praticando e foi assim que ganhei meu primeiro salário”, conta. 

Uma história na educação em Londrina

A trajetória de Jamil Hatti na educação de Londrina iniciou em 1968, quando começou a dar aulas em um cursinho pré-vestibular. Por incompatibilidade com o dono, acabou saindo da escola e, junto com outros dois colegas, decidiu fundar o curso Universitário, que viria a se transformar no Colégio Universitário. Não demorou muito para que muitos alunos da escola anterior mudassem para o novo curso, que logo se tornou referência em vestibular na cidade. 

Em 1970, seu irmão Daniel Hatti fundou o Colégio Canadá e pediu a Jamil que viesse dar aulas na instituição. Ele conta que ficou dividido, mas decidiu apoiar o irmão e avisou a equipe do Universitário que teria de deixá-los. Porém, os colegas se reuniram e o convidaram a  permanecer nas duas escolas. 

E assim ele trabalhou até 1986, quando integrou o time que fundou o Colégio Maxi. Nessa época, ele foi o responsável por introduzir o sistema Positivo em Londrina. Dinâmico e sempre em busca de novidades, Jamil deixou a escola depois de dez anos para, em 1996, empreender um novo cursinho: o Sigma, que logo se tornou referência em aprovações na cidade. 

Porém, o educador sentia falta de oferecer aos estudantes de Londrina um curso preparatório especializado em aprovações em medicina. E foi com essa ideia que ele criou o Prime, o primeiro cursinho focado em alto desempenho da cidade. E, por fim, em 2017, criou o Colégio Sigma, uma escola de Ensino Médio que trouxe o ensino forte aliado à educação humanista, que prepara para a vida. 

Diante de tão admirável trajetória, o legado que ele deixa aos alunos é: “nada cai do céu, por isso, vá à luta”.

Curiosidades sobre Jamil Hatti

  • O pai de Jamil, Elias Hatti, nasceu e foi criado em uma região de montanhas do Líbano.

  • Além de empreender escolas de ensino fundamental e cursinhos, Jamil criou escolas de inglês e uma pré-escola em Londrina.

  • Quem circula pelo Sigma sabe que Jamil Hatti é um exímio jogador de xadrez.  

  • Nos tempos de escola, ele sempre foi premiado com medalha de Honra ao Mérito pelo excelente desempenho.

  • Suas matérias preferidas eram as da área de Linguagens e a mais odiada era Química. 

  • Na infância, ele gostava de ler os os gibis do Fantasma e Capitão Marvel.

  • Quando criança, Jamil não pensava em ser professor, mas quando começou a dar aulas, teve certeza que essa era a sua verdadeira vocação.