Além disso, cole esse código imediatamente após a tag de abertura :
Loader

Blog

02 MAR Dicas para quem está fazendo cursinho pela primeira vez

Dicas para quem está fazendo cursinho pela primeira vez


No início do ano, muitos estudantes que não foram aprovados em vestibulares ou não ingressaram na faculdade pelo ENEM, vão à procura de um reforço nos estudos. Boa parte deles vão fazer cursinho pela primeira vez e, por mais dedicado que tenha sido como aluno no Ensino Médio ou por conta própria, é necessário uma mudança de postura no curso pré-vestibular. 

Aqui vão algumas dicas de estudo do Sigma para você que é novato no cursinho:

Programe sua rotina

O aluno precisa ter seu plano de estudos e saber qual será sua rotina na escola ou em casa. A mudança de postura também é essencial, segundo nossa coordenadora do cursinho pré-vestibular, Marli Carrion: “O aluno vem do Ensino Médio com a ideia de: eu só faço aquilo que me cobram. No pré-vestibular, eles precisam ser independentes e saber que eles mesmos terão que cuidar de sua rotina e estabelecer seus objetivos”. 

Essa mudança acontece também em sala. Aproveitar todo o tempo útil em sala de aula é uma boa tática, saindo apenas durante os intervalos e sempre estar com todo o material necessário à disposição e com fácil acesso, pois toda a informação que o professor passar é importante.

Marli também acrescenta o quanto é essencial anotar essas informações: “O aluno aprende vendo, ouvindo e escrevendo. Mesmo que o perfil do aluno seja mais auditivo, é importante ter a informação anotada para se lembrar do que foi dito quando for revisar a matéria sozinho”.

Matéria dada é matéria estudada

Todo o conteúdo que é trabalhado em sala precisa ser revisado no mesmo dia, ou fazer aula invertida: estudar no dia anterior a matéria que será aplicada no dia seguinte.

Aula dada é aula estudada, sempre começando pelos exercícios. Caso haja dúvidas, o aluno pode voltar para a teoria e anotações feitas durante a aula ou perguntar para o professor no dia seguinte.

Participe de plantões do cursinho

Durante o ano, o Sigma oferece vários plantões e aulões, onde os professores podem passar informações a mais do que são aplicadas durante as aulas regulares. 

“O professor vai passar informações que podem ser utilizadas para resolver questões de vestibular, ENEM ou até mesmo se tornar uma proposta de redação, um argumento”, afirma a coordenadora.

Faça simulados

Os simulados são importantíssimos para testar como o aluno está nos conteúdos e quanto tempo se gasta para realizar cada questão. “É uma forma de simular a situação no dia da prova de vestibular ou ENEM. O aluno testa até mesmo sua frustração de não conseguir resolver todas as questões”, diz Marli. As provas de simulados também são importantes para conhecer o tipo de prova de cada universidade: “Assim que o aluno souber qual curso quer fazer, poderá selecionar algumas provas de universidades e estudar o tipo de vestibular de cada uma delas”, completa ela.

É sempre bom pesquisar quais conteúdos a instituição mais cobra e o peso de cada matéria específica nas segundas fases.

Treine a redação

A redação hoje é fator determinante para classificar um aluno. Marli afirma que “em muitas instituições, a nota da redação é decisiva para desempate e no enem, a nota de redação permitiu alunos ingressarem em várias universidades”.

No pré-vestibular Sigma, temos correção de redações toda a semana, para que o estudante entenda vícios de escrita ou opinião e melhorar nessas e outras questões. Saiba como funciona na secretaria ou no manual do aluno.

Não fique com dúvidas!

O aluno precisa aproveitar 100% do que o cursinho oferece. Nossas monitorias são exclusivas para tirar dúvidas. O estudante também pode procurar o professor durante os intervalos e os materiais que foram utilizados durante as aulas estão disponíveis na área do aluno do site. Busque sempre apoio e não tenha vergonha de perguntar, afinal a sua dúvida é a dúvida de muita gente.

Autoconhecimento

O estudante precisa saber qual curso ele quer e ter certeza que está apto para isto. “É importante conversar com a orientadora do colégio e, aqui no Sigma, temos um Curso por Matéria de Orientação Profissional, para que o aluno faça testes com psicólogos e identifique a melhor área para si”, afirma a coordenadora. O papel da família é importante nesses casos, para que o aluno se desvincule de influências que possam forçar a escolha de alguma profissão que pode não ser o perfil dele. “A família deve incentivar e não determinar o que o estudante deve ou não fazer”, acrescenta Marli.

Mantenha uma vida saudável

Para finalizar, uma rotina saudável é essencial para que o estudo vá bem. “Ter uma dieta equilibrada ajuda, pois o estudante gasta muita energia pensando. Atividade física também é muito importante, para liberar endorfinas e relaxar após os estudos”, afirma a coordenadora Marli. 

Para alguns alunos muito ansiosos, a coordenação indica e ensina técnicas e exercícios de respiração.