Loader

Blog

14 JAN Enem 2021: cinco dicas para fazer uma redação nota 1000

Enem 2021: cinco dicas para fazer uma redação nota 1000


Chegou o momento mais aguardado do ano: o primeiro dia de prova do ENEM está confirmado para 17 de janeiro de 2021, quando serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação. Sabemos que uma boa nota na redação pode ser o diferencial para garantir uma vaga na universidade dos seus sonhos. Por isso, convidamos a professora de redação Flávia Cabral, do Sigma, para dar cinco dicas fundamentais que vão te ajudar a fazer uma redação nota 1000

Neste artigo, também vamos detalhar as cinco competências avaliadas pelos corretores de redação do ENEM, explicar quais são essas competências e esclarecer sobre os critérios usados na correção da redação. 

Conheça a redação do ENEM

A prova de redação do ENEM pede a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Os aspectos a serem avaliados relacionam-se às competências que devem ter sido desenvolvidas durante os anos de escolaridade. Nessa redação, você deverá defender uma tese – uma opinião a respeito do tema proposto –, apoiada em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão, formando uma unidade textual. Seu texto deverá ser redigido de acordo com a modalidade escrita formal da língua portuguesa. Você também deverá elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto. Essa proposta deve respeitar os direitos humanos.

Com base nessas informações, confira as cinco dicas da professora Flávia Cabral para fazer uma redação nota 1000 no ENEM 2021.

1 - Ao abrir a prova, leia o tema com toda atenção, busque o que conhece do assunto em seu repertório individual e só então pesquise, na coletânea de textos, os dados que podem servir de subsídio para a sua redação.

2 - Após a leitura atenta do texto, faça um planejamento da sua redação, definindo: tese, argumento primário e, principalmente, qual a proposta de ação interventiva. Use palavras-chave para te orientar.

3- Lembre-se que o Enem cobra as áreas de conhecimento do Ensino Médio dentro da sua argumentação, por isso, faça uso das suas leituras de mundo e o que vivenciou no ensino médio e no cursinho . Faça um texto interdisciplinar, contemplando as várias áreas do saber.

4 - Quando a redação estiver composta, seja o primeiro corretor: volte ao texto, procure repetições de palavras, faça as substituições necessárias, trabalhe a organização das ideias e corrija erros gramaticais. 

5 - Com a redação pronta, é hora de passar a limpo! Coloque sua melhor letra em ação, com caligrafia legível. Lembre-se que é possível anular erros passando um traço sobre a palavra. Respeite as margens e faça a translineação de forma que o corretor tenha facilidade no processo de leitura.

 

Saiba quais são as competências avaliadas pelos corretores da redação do ENEM

  1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa;

  2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto;

  3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;

  4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;

  5. Proposta de intervenção (PI) para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

 

Competência 1: domínio da escrita formal da língua portuguesa

Esse critério considera se a redação do participante está adequada às regras da norma culta da língua portuguesa, como ortografia, acentuação, uso de hífen, emprego de letras maiúsculas e minúsculas e separação silábica. Analisa também a regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, pontuação, paralelismo, emprego de pronomes e crase. A competência 1 vai avaliar se a construção do texto permite fluidez na leitura.

Vai tirar zero nesta competência o aluno que demonstrar desconhecimento da escrita formal da língua portuguesa. Já a nota máxima será atribuída ao candidato que demonstrar excelente domínio da escrita formal, com ótima apresentação de estrutura sintática.

Competência 2: compreender o tema e não fugir do que é proposto

Pelas normas de correção da redação do ENEM, essa competência avalia as habilidades de leitura e de escrita do candidato, expresso no entendimento do tema proposto. O tema resume o núcleo das ideias sobre as quais a redação deve ser organizada e é caracterizado por ser uma delimitação de um assunto mais abrangente.

Vai tirar nota máxima o candidato que desenvolver o tema por meio de argumentação consistente e apresentar bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. A nota zero, por outro lado, será atribuída àqueles que fugirem do tema e não atenderem à estrutura dissertativo-argumentativa proposta

Competência 3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista

Por essa competência será avaliado se o candidato elaborou um texto que apresente, claramente, uma ideia a ser defendida e os argumentos que justifiquem a posição assumida em relação à temática da proposta da redação. Uma dica para manter a coerência entre as ideias apresentadas no texto é planejar previamente o que você vai escrever. 

A nota máxima atribuída a essa competência vai considerar a apresentação de informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria em defesa de um ponto de visto. O candidato que fugir do tema e não defender um ponto de vista receberá nota zero.

Competência 4: conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação

Nesta competência, serão avaliados itens relacionados à estruturação lógica e formal entre as partes da redação. Outro ponto observado será a organização textual, com frases e parágrafos que estabeleçam entre si uma relação que garanta uma sequência coerente do texto e a interdependência entre as ideias.

Dica: preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais são responsáveis pela coesão do texto porque estabelecem uma inter-relação entre orações, frases e parágrafos. Cada parágrafo será composto por um ou mais períodos também articulados. Cada ideia nova precisa estabelecer relação com as anteriores. A nota máxima será atribuída ao estudante que articular bem as partes do texto e apresentar repertório diversificado de recursos coesivos.

 Competência 5 - proposta de intervenção (PI) para o problema abordado, respeitando os direitos humanos

A última competência avaliada na correção da redação do ENEM vai verificar se o participante construiu, ao longo de sua formação, conhecimentos para a produção de um texto em que, além de se posicionar de maneira crítica e argumentar a favor de um ponto de vista, propõe uma intervenção com o objetivo de solucionar o problema abordado por um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Receberá nota máxima o candidato que elaborar uma boa proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. A nota zero será atribuída às redações que desrespeitarem, na proposta de intervenção, de forma explícita e deliberada, os direitos humanos afirmados na Constituição da República Federativa do Brasil.

Para saber mais detalhes sobre a redação, acesse a cartilha do participante do ENEM.