21 JAN Ensino híbrido contempla o uso de tecnologias para facilitar a aprendizagem

Ensino híbrido contempla o uso de tecnologias para facilitar a aprendizagem

A volta às aulas está cada vez mais perto e, diante da pandemia de Covid-19, muitos estudantes têm dúvidas sobre como será o retorno à escola. Seja no Ensino Médio ou no Pré-Vestibular, aqui no Sigma nós temos uma certeza:a modalidade do futuro é o ensino híbrido.

Você sabe o que é ensino híbrido?

Essa modalidade de educação mescla estratégias de ensino off-line com estratégias digitais. Na prática, o ensino híbrido contempla o uso de tecnologias para facilitar a aprendizagem e levar o aluno a aprender de forma mais autônoma, mas sempre com apoio dos professores e equipe pedagógica. E aprender com autonomia é a cara do Sigma, concordam?

Durante a pandemia, as aulas têm sido transmitidas ao vivo aos alunos que preferem permanecer em casa nos momentos em que as aulas presenciais são permitidas ou para todos os estudantes quando elas estão suspensas. Independentemente da presença física, como as aulas são em tempo real, há possibilidade de interação com os professores e colegas por meio de ferramentas específicas para essa finalidade. A metodologia, entretanto, vai além.

No ensino híbrido, os professores usam estratégias para que os alunos se preparem para as aulas por meio de leituras prévias e continuem aprendendo ao fim do horário oficial. A aprendizagem pode ser reforçada e complementada em atividades de contraturno, como os plantões tira-dúvidas e orientação de estudos.

Mais autonomia

No ensino híbrido, é esperado que o aluno tenha mais controle sobre o tempo, o lugar e o ritmo de estudo. Por isso, as aulas ficam gravadas e disponíveis, pelo menos por um tempo, para atender quem não pode assistir ao vivo. Outra vantagem é a possibilidade de respeitar o próprio ritmo, o que faz muita diferença no pré-vestibular. No Sigma, o programa de orientação de estudos ensina, inclusive, a dividir o tempo de estudos considerando potencialidades e pontos a melhorar.

A conexão entre virtual e presencial tem o objetivo de tornar o aluno um protagonista da aprendizagem, organizando os estudos a partir dos objetivos traçados. Professores experientes e bem treinados são fundamentais para tornar o caminho mais fácil e prazeroso e, para eles, o modelo híbrido permite, inclusive, dedicar mais tempo às dúvidas e às necessidades individuais dos alunos.

Cá entre nós, só quem tem expertise de 25 anos em ensinar consegue transformar desafios em oportunidades, tomando partido da tecnologia para que o estudante se torne um verdadeiro sujeito do seu conhecimento. Com o desenvolvimento do pensamento crítico, os conteúdos ganham sentido e se tornam a ferramenta mais eficiente para realizar o sonho de passar no vestibular.

Conheça o pré-vestibular extensivo do Sigma

Saiba como funciona do programa de orientação de estudos do Sigma