Loader

Blog

22 JUN Escolhendo o curso: qual a diferença entre bacharelado e licenciatura?

Escolhendo o curso: qual a diferença entre bacharelado e licenciatura?


Na hora de escolher a faculdade que vai cursar é comum os vestibulandos terem dúvidas sobre muitos aspectos que envolvem a graduação. Uma delas é sobre o modelo de formação: qual a diferença entre bacharelado e licenciatura? Pensando em ajudar os alunos a serem assertivos no momento de decidir sobre a futura profissão, convidamos Marli Carrion, da equipe pedagógica do Colégio Sigma, para falar sobre algumas referências, contar curiosidades a respeito dos cursos e abordar a diferença entre bacharelado e licenciatura.

Bacharelado
O bacharelado, lembra Marli, é a formação superior tradicional. Nesse processo, o aluno estuda um pouco sobre tudo dentro da área escolhida. Os cursos duram entre 4 e 6 anos. No geral, encerrando a faculdade, o bacharel está autorizado a exercer a profissão. Entra nessa lista cursos como Nutrição, Agronomia, Administração, Comunicação Social, Medicina Veterinária, Biomedicina e Odontologia. “E ao fazer uma pós-graduação, o bacharel pode ser especialista em alguma área específica da profissão escolhida”.

Medicina e Direito
O bacharelado também inclui Medicina e Direito, mas esses dois cursos têm suas especificidades. No caso de Medicina, pontua Marli, após terminar a faculdade que tem duração de seis anos, o bacharel pode atuar como médico generalista. E, então, é importante escolher a área que mais se identifica e tentar a Residência Médica. É uma prova bem difícil e a residência dura dois anos, lembra ela. 

No caso do Direito, após terminar o curso que tem duração de cinco anos, os bacharéis podem ministrar aulas em universidades e faculdades, ser correspondentes jurídicos ou trabalhar em cargos públicos. Mas para advogar, precisam ter passado no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Outro exame bem difícil e que tem duas fases. Quem pretende ser promotor também precisa ter registro na OAB.

Licenciatura
Outra opção são os cursos de licenciatura. No geral, têm a mesma duração dos de bacharelado e possuem boa parte do currículo do bacharel. Encerrando a faculdade, o profissional pode dar aulas para a educação básica (Ensino Fundamental e Médio). A diferença na grade curricular da licenciatura é que inclui as disciplinas pedagógicas, voltadas para a prática docente. Entre os cursos de licenciatura estão: Artes, Biologia, Ciências Sociais, Ciências Naturais, Educação Física, Física, Geografia, História, Letras e Matemática. 

Carreira
Ao final da faculdade, uma ótima opção para se aperfeiçoar e ampliar o conhecimento e a área de atuação, acrescenta Marli, são as especializações. Há ainda quem decida seguir a carreira acadêmica, cursando Mestrado e Doutorado.

As opções de cursos são muitas, por isso é fundamental que o vestibulando conheça mais sobre o funcionamento da faculdade, as disciplinas que serão estudadas, a duração, a área em que vai atuar. E, sempre que possível, é importante conversar antes com profissionais já formados para saber sobre o mercado de trabalho, as habilidades demandadas e as possibilidades da profissão para ser mais assertivo na escolha da carreira.


Bons estudos!

Saiba mais:
Para ajudar os alunos a decidirem sobre a faculdade que pretendem cursar, o Colégio Sigma oferece a disciplina de Mentoring Class. Clique aqui: