21 DEZ Está de férias? Preparamos uma lista de filmes, séries e livros para os dias de descanso

Para quem estudou o ano inteiro, as férias significam o momento de relaxar e abrir a mente para novas informações e experiências. Aqui no Sigma a gente sabe que o período de descanso é importantíssimo para recarregar a bateria antes de uma nova jornada de estudo. E que tal fazer isso consumindo cultura?

Preparamos uma lista de séries, filmes e livros para as férias.

Gambito da rainha: saiba como  o xadrez se relaciona com a vida real

Duas séries para ver nas férias

Young Royals (Netflix)

Essa série super romântica conta a história de um amor impossível envolvendo membros da realeza e plebeus. Poderia ser mais uma história cheia de clichês, mas são os detalhes que fazem valer a pena! O primeiro fato inusitado é que a série se passa na Suécia, uma monarquia sobre a qual pouco se fala. Além disso, todos os personagens são representados por atores “reais”, muito parecidos  com adolescentes de verdade e todas as suas imperfeições.

O protagonista Wilhelm, por exemplo, tem acne. E Felice, a garota mais disputada da escola, não é magra, loira e de olhos claros.O enredo narra a trajetória do filho mais novo da rainha sueca que, após se envolver em uma briga numa boate, é enviado para o internato em que seu irmão Erik, o príncipe herdeiro, estudou quando mais novo. As experiências de Wilhelm e seus colegas, porém, vão muito além de uma historinha romântica, retratando os dramas da adolescência em um mundo cheio de cobranças e aparências.

Cidade Invisível (Netflix)

Um mundo subterrâneo habitado por criaturas míticas, a investigação de um assassinato e o inevitável contato entre o mundo real e o da fantasia. Todos esses elementos, que costumam estar presentes nas mais aclamadas séries estrangeiras, fazem parte da série brasileira Cidade Invisível, que se tornou sucesso internacional na Netflix. O destaque da trama fica por conta das personagens principais, todas elas integrantes do imaginário do folclore brasileiro.

Na produção, o policial ambiental Eric (Marco Pigossi)  deseja investigar a misteriosa morte da esposa dele, Gabriela (Julia Konrad). Conforme a investigação avança, ele se envolve com personagens que habitam há muito tempo o imaginário brasileiro: Boto Cor-de-Rosa, Iara, Cuca, Saci-Pererê, Curupira e Tutu Marambá.

Com sete episódios, Cidade Invisível traz temas relevantes e atuais como a preservação ambiental, o resgate da cultura popular brasileira, além de explorar as relações humanas por meio do místico e do suspense.

Dois livros para ler ou reler nos dias de folga

Amor e Gelato  - Jenna Evans

Neste livro que é a cara do verão, os mais românticos pontos turísticos italianos compõem o cenário da trama. A história começa quando a personagem Lina perde a mãe e sai em busca de realizar o último desejo revelado antes da morte: conhecer o pai de Lina na Itália. Quando ela recebe um diário antigo da mãe, fica conhecendo uma misteriosa história de amor que pode explicar suas próprias origens. E a história fica ainda mais romântica quando ela conhece Ren e Thomas, que balançam seu coração. Amor e Gelato está nas listas dos livros de ficção  mais vendidos de 2021.

1984 - George Orwell

Se você ainda não leu 1984, chegou a hora de fazer justiça e devorar essa distopia clássica de George Orwell que também está na lista dos livros mais vendidos de 2021. A obra descreve a vida solitária do protagonista Winston em uma engrenagem totalitária de uma sociedade completamente dominada pelo Estado, onde tudo é feito coletivamente, mas cada qual vive sozinho.Todo são vigiados pelo Grande Irmão, que personifica o totalitarismo

de forma cruel. o livro 1984 é leitura obrigatória para quem se interessa pela história dos regimes totalitários.

Filmes imperdíveis para inspirar seu descanso

Duna (HBO Max)

Se você gosta de filmes de ficção científica,não pode deixar de assistir Duna, inspirado em uma série de livros de Frank Herbert e que ganhou nova versão cinematográfica em 2021. Duna se passa em um futuro longínquo, no planeta desértico Arrakis - conhecido como Duna -, onde se produz o valioso “melange”, uma substância rara usada  para estender a vida humana, chegar à velocidade da luz e garantir poderes sobrehumanos.

Paul Atreides (Timothée Chalamet), um aristocrata cuja família aceita controlar Arrakis, é então enviado ao planeta em uma tentativa de garantir o futuro de seu povo. Após uma traição, entretanto, ele é forçado a fugir para o deserto. Com apoio de sua mãe, ele se junta a tribos nômades e passa a liderá-las usando suas habilidades mentais avançadas.

Cruella (Disney +)

Um dos grandes sucessos da Disney em 2021 é a história da jovem vigarista Estella (Emma Stone), que na Londres dos anos 70 - em meio à revolução do punk rock - se mostra  Inteligente, criativa e determinada a fazer um nome para si através de seus designs. Por isso, acaba chamando a atenção da Baronesa Von Hellman (Emma Thompson), uma lenda fashion chique e assustadora. Porém, o relacionamento entre elas assume rumos inesperados, levando Estella a se tornar Cruella, uma pessoa má, elegante e voltada para a vingança.