Loader

Blog

05 ABR Fique atento: publicado edital do Enem 2019

Fique atento: publicado edital do Enem 2019


As inscrições para a edição 2019 do Enem (Exame nacional do Ensino Médio) deverão ser feitas de 6 a 17 de maio. O edital da prova foi divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) no dia 25 de março e está disponível para consulta no hotsite oficial (https://enem.inep.gov.br/). 
Neste ano, a taxa de inscrição será de R$ 85 e poderá ser paga entre os dias 6 e 23 de maio, em agências bancárias, casas lotéricas e correios. As provas serão realizadas em dois domingos, nos dias 3 e 10 de novembro. 

No dia 3, serão avaliadas Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A prova inicia às 13h30, mas o fechamento dos portões será às 13 horas. Já no dia 10 ocorrem as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. A duração é de cinco horas, com fechamento dos portões às 13 horas. Serão 45 questões em cada área do conhecimento e uma redação de 7 a 30 linhas. O candidato deve elaborar texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema.

Uma dica para não perder informações sobre o exame é baixar o Aplicativo do Enem. A ferramenta tem os dados da inscrição, cronograma e alertas. Por ele também é possível conferir o local de prova quando o cartão de confirmação é divulgado, em outubro. Após o exame, o participante tem acesso ao gabarito e até ao resultado.

Neste ano, o ENEM trará algumas novidades, confira:
- Novo sistema de inscrição
- Inclusão de foto na inscrição (opcional)
- Aplicativo de orientação vocacional
- Espaço para rascunho da redação (pautado) e cálculos no final no caderno de questões
- Eliminação do participante que deixar seu aparelho eletrônico emitir qualquer som durante a aplicação
- Todos os lanches serão revistados no dia da aplicação
- Surdos, deficiente auditivos e surdocegos poderão indicar, durante a inscrição, o uso do aparelho auditivo ou de implante coclear.