Loader

Blog

19 AGO Fuvest, Unicamp e Unesp: saiba tudo sobre os principais vestibulares paulistas

Fuvest, Unicamp e Unesp: saiba tudo sobre os principais vestibulares paulistas


Vestibular à vista nas principais universidades paulistas! Fuvest e Unicamp já estão com inscrições abertas para os vestibulares de 2022 e a Unesp anunciou que começa a receber inscrições no dia 8 de setembro. 

Quer saber mais sobre cada um dos processos seletivos? O Sigma preparou um guia completo com todas as informações que você precisa para se decidir sobre quais vestibulares prestar. 

LEIA MAIS

Não passei, e agora? Dicas para retomar os estudos para o vestibular

Saiba tudo sobre o vestibular da Fuvest

 As inscrições para o Concurso Vestibular 2022 da Fuvest vão até as 12 horas do dia 1º de outubro. O valor da inscrição custa R$ 182,00 e pode ser pago até o dia 5 de outubro.

A prova da 1ª fase da Fuvest está prevista para o dia 12 de dezembro de 2021, enquanto as provas da 2ª fase serão realizadas nos dias 16 e 17 de janeiro de 2022.

No Manual do Candidato é possível conferir como funciona o processo seletivo e ter informações sobre a lista de vagas, o edital completo do concurso, informações sobre inscrição, provas, matrículas, além da descrição de carreiras e cursos. Ele ainda esclarece todas as novidades do próximo concurso.

Leituras obrigatórias

Para o concurso vestibular, a Fuvest exige nove livros de leitura obrigatória que são representativos dos diferentes períodos das literaturas brasileira e portuguesa e integram o conteúdo da prova de Português. Saiba quais são:

Poemas Escolhidos - Gregório de Matos

Quincas Borba - Machado de Assis

Alguma Poesia - Carlos Drummond de Andrade

Angústia - Graciliano Ramos

Mensagem - Fernando Pessoa

Terra Sonâmbula - Mia Couto

Campo Geral - Guimarães Rosa

Romanceiro da Inconfidência - Cecília Meireles

Nove Noites - Bernardo Carvalho

Os estudantes que estejam cursando o 1º ou o 2º ano do ensino médio, em 2021, também poderão participar da Fuvest como “treineiros” para avaliar seus conhecimentos. Há três opções de carreira: Treinamento Humanas, Treinamento Biológicas e Treinamento Exatas. São 200 “vagas” para cada área.

Inscrições do vestibular da Unicamp terminam em 8 de setembro

As inscrições para o vestibular da Unicamp 2022 podem ser realizadas até o dia 8 de setembro, exclusivamente pela internet, em formulário disponível na página eletrônica da Comvest: www.comvest.unicamp.br , onde também é possível consultar o Manual do Ingresso. O Vestibular Unicamp 2022 oferece 2.540 vagas, distribuídas em 69 cursos. Os candidatos podem fazer até duas opções de cursos, desde que da mesma área. A taxa de inscrição é de R$180,00 e poderá ser paga até dia 10 de setembro. 

O número de vagas oferecidas pelo vestibular da Unicam é de 2.540, já que as 639 vagas do Enem-Unicamp voltarão a ser oferecidas este ano pela modalidade, com inscrições a partir do dia 3 de novembro. 

A primeira fase do Vestibular Unicamp 2022 será realizada em um único dia, 7 de novembro de 2021, e a segunda fase acontecerá nos dias 9 e 10 de janeiro de 2022. As provas de Habilidades Específicas para candidatos aos cursos de Música serão realizadas antes da primeira fase, em setembro e outubro. Para os demais cursos que exigem provas específicas (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança), as provas de Habilidades Específicas ocorrerão entre os dias 13 e 15 de janeiro de 2022.

Para este ano, a Comvest decidiu manter o mesmo número de questões da primeira fase do Vestibular 2021, que haviam sido reduzidas de 90 para 72. O tempo máximo para a realização da prova será de quatro horas. Não serão cobradas as questões interdisciplinares. Além disso, haverá uma mudança na prova de matemática, que será distinta para os candidatos de ciências humanas, com questões mais aplicadas à área. 

As alterações levam em conta as dificuldades dos estudantes diante da pandemia, cujo reflexo incide também sobre uma desmobilização para cursar o ensino superior. Dessa forma, foram feitos ajustes e tomadas iniciativas para estimular o engajamento dos estudantes. 

Unesp abre inscrições para o vestibular em 8 de setembro

As inscrições para o vestibular 2022 da Unesp serão de 8 de setembro a 7 de outubro de 2021, pelo site da Fundação Vunesp.  O exame da primeira fase acontecerá nos dias 14 e 15 de novembro de 2021, um domingo e uma segunda-feira. O primeiro dia de prova será específico para candidatos dos cursos da área de biológicas, geralmente metade do total de candidatos do Vestibular Unesp. A prova de 15 de novembro, o segundo dia de exame, será para os inscritos nas carreiras de exatas e humanidades, além dos treineiros. A divisão dos candidatos é uma das medidas de combate à pandemia de Covid-19.

Os candidatos habilitados e convocados para a segunda fase farão nova prova em 19 de dezembro de 2021, dia único, um domingo. O resultado final do Vestibular Unesp 2022 será divulgado em 27 de janeiro do próximo ano.

Os câmpus da Unesp estão localizados nas seguintes cidades: Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Botucatu, Dracena, Franca, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Itapeva, Jaboticabal, Marília, Ourinhos, Presidente Prudente, Registro, Rio Claro, Rosana, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, São Vicente, Sorocaba e Tupã.

Para tirar dúvidas sobre o vestibular, o candidato pode fazer contato pelo link “Fale Conosco” do site da Vunesp: https://www.vunesp.com.br/faleconosco. Ou então acessar os sites vestibular.unesp.br e www.vunesp.com.br.