24 AGO Guia do vestibular: confira cinco maneiras de ingressar na faculdade

Guia do vestibular: confira cinco maneiras de ingressar na faculdade

O foco de quase todo estudante do Ensino Médio é ingressar na faculdade. Muitos optam pelo tradicional vestibular, mas há outras possibilidades de se conseguir uma vaga na universidade. Conversamos com Marli Carrion, da equipe pedagógica do Colégio Sigma, sobre os principais caminhos para o aluno conseguir realizar esse sonho. Confira os pontos relevantes de cada um desses processos seletivos:

Vestibular
- É importante acompanhar o edital de cada processo seletivo e checar: período de inscrição, calendário de provas, quantas fases e o conteúdo que será cobrado;
- No geral, nas provas de vestibulares cai todo o conteúdo trabalhado no Ensino Médio. Porém, algumas instituições não cobram uma ou outra disciplina, como sociologia ou filosofia.

Por isso, ressalta Marli, a importância do aluno ler o edital. Por ali também é possível saber número de vagas do curso, se a instituição oferece sistema de cotas, como funciona a pontuação das provas e até se há pesos diferentes por curso. É fundamental ainda que o estudante conheça o formato da prova, uma vez que cada instituição define o próprio modelo, entre eles, questões objetivas, discursivas e específicas. E, claro, o formato da redação que também pode mudar de uma instituição para outra. “Para se sair bem no vestibular, o primeiro passo é saber como funciona e quais as especificidades da prova da instituição escolhida”, frisa Marli. E essas regras valem tanto para instituições públicas, como privadas.

Enem
- O Exame Nacional do Ensino Médio é realizado uma vez por ano e, como o próprio nome diz, vale para todo o país;
- Algumas instituições utilizam essa nota do Enem para ingresso direto na faculdade, ou seja, sem usar a nota do vestibular;
Normalmente, as instituições aceitam a nota do Enem a partir de 2010. E algumas não oferecem essa possibilidade do ingresso direto para os cursos mais concorridos, como Medicina, Odontologia e outros.

Processo misto e especificidades
- Também já é ofertado um processo misto por algumas instituições: usam a nota do vestibular e a do Enem;
- Há também as universidades privadas que realizam o vestibular agendado, oferecendo mais comodidade para o candidato;

Sisu
- Fazendo o Enem, o estudante também pode concorrer a uma vaga por meio do Sistema de Seleção Unificada;
- O Sisu é aberto duas vezes ao ano, logo após a divulgação do Enem, em janeiro, e depois, no meio do ano. Mais de 130 universidades públicas no país já utilizam esse sistema;

Funciona assim: A universidade disponibiliza um número de vagas pelo Sisu e o aluno se inscreve gratuitamente com a nota do Enem e por meio de uma plataforma nacional. Ele coloca a nota, seleciona a instituição e o curso que deseja, vê o número de vagas disponível e vai acompanhando diariamente (normalmente o sistema fica aberto durante quatro dias) a plataforma sendo atualizada com entrada de novas inscrições. Se ele observar que não tem mais chance de entrar em determinado curso ou universidade porque sua nota já foi superada pela de outros estudantes, ele pode alterar o curso e a universidade durante o período em que o processo do Sisu estiver aberto.

Prouni
- O Programa Universidade para Todos acontece também em duas edições nacionais, assim que encerra o período do Sisu. A inscrição é gratuita.
- Vale somente para instituições privadas que oferecem bolsas de estudos e descontos de até 100% para estudantes de baixa renda. Para esse processo também vale a nota do Enem.

“Sempre orientamos o aluno a fazer o Enem porque é uma maneira de ingressar na faculdade. Assim como recomendamos que ele faça o maior número de vestibulares, uma vez que as datas das provas podem ser diferentes entre as instituições que ele deseja. Nossa orientação é que façam tudo o que for possível para conquistarem o sonho deles”.

Bons estudos!