Loader

Blog

30 JUN Mexa-se: saiba como praticar atividade física na quarentena

Mexa-se: saiba como praticar atividade física na quarentena


Os benefícios da prática de exercício físico são inúmeros: mais saúde, bem-estar e qualidade de vida. Nesse momento de pandemia é ainda mais importante porque é uma maneira de ajudar a manter a saúde do corpo e da mente. A necessidade de ficar em casa por causa do isolamento não é desculpa. Convidamos o professor de educação física do Colégio Sigma, Lendro Rodrigues da Silva, para dar algumas dicas de como praticar atividade física na quarentena

Não fique muito tempo parado
Para os alunos, principalmente, a mudança de rotina foi grande, uma vez que agora as aulas estão ocorrendo de forma remota e, por isso, estão passando muito tempo na frente do computador. Para aumentar a disposição e manter a saúde, o ideal é não ficar muito tempo parado. A cada duas horas, no máximo, a dica é levantar, sair da frente do computador e dar uma boa espreguiçada.
 
Mantenha uma rotina
Outra dica é manter uma rotina para a atividade física na quarentena. Começando com o alongamento dos membros superiores, do pescoço, das costas. Isso é muito importante, avisa Leandro, porque os alunos estão usando bastante os punhos, as mãos e isso pode resultar em lesões como tendinite e bursite se a posição dos pés, dos joelhos e dos braços não estiver adequada: Pé apoiado no chão mais ou menos em 90 graus, joelho em relação à cadeira, coxa e canela também em torno de 90 graus e o mesmo para o cotovelo que precisa estar apoiado na mesa num ângulo de 90 graus.

Importante: a cabeça não pode estar projetada para frente, deve estar bem apoiada no corpo, olhando sempre para frente. 

Exercícios físicos de baixa intensidade
Uma boa alternativa para quem quer praticar atividade física na quarentena é o Radio Taiso, um exercício de origem japonesa, conhecido mundialmente e formado por uma série de movimentos rítmicos, leves, que são realizados com o acompanhamento de uma música suave. Segundo Leandro, pode ser praticado por qualquer pessoa, pois são atividades de baixíssima intensidade. Algumas séries desses exercícios podem ser facilmente encontradas na internet.

Frequência importa!
A atividade física precisa ser realizada com certa frequência. O professor de educação física sugere a prática do Radio Taiso uma vez ao dia. Já os exercícios de se levantar, espreguiçar, dar uma alongada no pescoço e nos punhos devem ser realizados pelo menos umas duas vezes ao dia.

Dica: Realizar exercícios de fortalecimento postural. 

Fique atento:
Para evitar lesões mais sérias na coluna é importante manter a coluna sempre ereta e levantar da cadeira periodicamente. Prestar atenção na posição da cabeça, que não pode estar projetada para frente. Além disso, observar com está sentado: precisa estar sentado sobre o ísquio, o ossinho do quadril, para apoiar as costas. Para ajudar, pode até colocar uma almofada.

Cuidado: Atenção especial também para a postura correta das costas para evitar problemas como escoliose, cifose e hiperlodose.

Relaxe... 
Que tal uma automassagem nos pés? 

Outra sugestão é usar bolinhas antiestresse que ajudam a fortalecer os punhos. 

E o principal: encontrar um tempo para cuidar da mente e relaxar. Além disso, manter uma frequência da atividade física na quarentena.

Mexa-se

Segue uma playlist de exercícios para fazer em casa:

Para melhorar a postura:
https://youtu.be/8Bp_Ury-PA4
https://youtu.be/_9Bd3NBbOmo
https://youtu.be/K5-si94fYmc
https://youtu.be/UNouaCILbHQ

Radio Taiso:
https://youtu.be/EJIyIoOXsF8
https://youtu.be/lgsh5vP54BM

Postura – para crianças e adolescentes:
https://youtu.be/X3KHeQEPVCQ

Atividade física para melhorar a coordenação motora de crianças:
https://youtu.be/nfCtbpaV0BQ

Automassagem relaxante para os pés:
https://youtu.be/RQnWtMKy8uQ