25 JUN Projeto do Colégio Sigma busca reduzir o estresse e a ansiedade dos alunos

Projeto do Colégio Sigma busca reduzir o estresse e a ansiedade dos alunos

Relacionamentos, horas seguidas de estudo, provas, pressão para passar no vestibular. Momentos de estresse e ansiedade têm, cada vez mais, feito parte da rotina dos adolescentes e podem, inclusive, prejudicar o desempenho escolar. Pensando em ajudar os alunos a administrar as fases difíceis, o Colégio Sigma em Londrina criou o projeto “Viver Bem Consciente”.

“Pesquisas mostram que cada vez mais jovens vêm sofrendo de estresse e ansiedade. Percebemos a necessidade de trabalhar as habilidades socioemocionais dos alunos, promover a consciência dos sentimentos e ajudá-los a lidar melhor com suas emoções”, destacou a diretora do Sigma, Fernanda Hatti. Entre as atividades do projeto, estão intervenções em sala de aula para estimular a respiração dos alunos e baixar a tensão. “Essa ação acontece sem aviso prévio, entre uma aula e outra, por 10 minutos”, explica ela.

Outra ação é o programa “Eu em Foco”, que acontece uma vez por semana com a participação da coach e Profª Kátia Pêras, que trabalha técnicas de autoconhecimento com os estudantes. “O objetivo é trabalhar técnicas para auxiliá-los a fazer melhores escolhas nessa fase da vida, como a opção profissional”, exemplificou Fernanda. O programa “Conexão”, realizado pelo professor Leandro Rodrigues, também faz parte do projeto Viver Bem Consciente. Acontece desde o ano passado e consiste em uma roda de conversa e de conexão entre os alunos.

Além dessas atividades fixas, a equipe pedagógica promove outras ações eventuais que buscam promover a integração, o desenvolvimento pessoal e momentos de relaxamento entre os alunos. A partir de uma análise do cotidiano, explica Fernanda, vão sendo realizadas algumas ações para ajudá-los a estar bem consigo mesmos, de forma efetiva para uma melhor organização externa e interna.