29 JUL Saúde emocional na pandemia: como ajudar os estudantes?

Saúde emocional na pandemia: como ajudar os estudantes?

A pandemia do Coronavírus impôs uma nova rotina e trouxe alguns desafios para as escolas. Frente a esse cenário, o Colégio Sigma está oferecendo apoio psicológico para fortalecer a saúde emocional dos estudantes. A iniciativa busca ajudá-los a equilibrar melhor o cotidiano com os estudos, além de ampliar o bem-estar nesse momento.

Escuta e apoio psicológico
A iniciativa foi estruturada a partir de uma pesquisa realizada de forma online com os alunos do colégio, que apontou que a maioria se sentia com muita dificuldade e/ou com oscilações de humor frequentes. A pesquisa revelou ainda que alguns alunos estavam com dificuldade com a rotina, principalmente em relação aos estudos, sensação de não produtividade, dificuldades no relacionamento familiar (ampliado pelo isolamento social), sentimento de frustração,  medo pela falta de perspectivas, entre outros.

Escuta Responsável
Com os dados da pesquisa em mãos, a equipe do colégio desenvolveu ações e buscou parcerias com psicólogos. O projeto "Escuta Responsável" é um dos trabalhos executados em parceria com estudantes do último ano do curso de Psicologia. À frente dessa iniciativa, Sandra Egashira, psicóloga e consultora de RH do Sigma, conta que o objetivo dessa ação é oferecer um “espaço” para os alunos poderem colocar suas dificuldades e falar sobre suas emoções

Os primeiros atendimentos aconteceram nesse mês de julho e foram muito importantes para o projeto ser ajustado. O projeto continua. Os estudantes do Sigma que sentirem necessidade podem entrar em contato com a escola. A partir da escuta também foram realizados alguns encaminhamentos para acompanhamentos com psicólogos conveniados ao Sigma e também devolutivas para a direção e coordenação pedagógica do colégio com o intuito de definir ações para ajudar o aluno no enfrentamento deste momento.

Cuidar sempre
O cuidado com a saúde emocional dos alunos faz parte da rotina do colégio e pauta muitas  ações. Essa pesquisa não é uma novidade. Ano passado foi iniciado um processo de ouvir todos os segmentos da comunidade escolar: pais, alunos, colaboradores, professores e coordenação pedagógica. Na ocasião, por exemplo, foi realizada uma pesquisa qualitativa com os alunos e constatado que eles se queixavam de ansiedade por se sentirem cobrados e pressionados em relação ao vestibular, entre outros pontos. Alguns solicitaram apoio para atendimento psicológico. Com a pandemia, a equipe do colégio sentiu a necessidade de realizar outra pesquisa para entender como o aluno estava enfrentando este momento e pensar em como apoiá-lo.