01 ABR Sisu: saiba como concorrer a vagas de universidades públicas com a nota do ENEM 2020

Saiu o resultado do ENEM 2020 e você quer saber como sua nota pode garantir uma vaga na universidade? O caminho é o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), uma plataforma informatizada do Ministério da Educação que oferece vagas de universidades públicas para candidatos participantes do  Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O prazo para se inscrever no Sisu será de 6 a 14 de abril. Para te ajudar a entender o sistema e fazer sua inscrição sem erro, o Sigma preparou um guia completo sobre como funciona a plataforma.

Quem pode se inscrever?

Pode fazer a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), apenas o estudante que participou do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), obteve nota na redação maior que zero e não participou na condição de treineiro.

Para acessar o sistema, você precisa ter um login único do governo federal, o mesmo que usou para acessar a página do participante do ENEM

Como é a classificação?

Os candidatos com melhor classificação são selecionados, de acordo com suas notas no exame, dentro do número de vagas em cada curso, por modalidade e concorrência, para as universidades que pretendem. Como cada instituição tem os próprios critérios para definir a nota, é normal esse valor mudar em diferentes universidades.

A classificação define a nota mínima, ou seja, a menor nota para ficar entre os selecionados na modalidade escolhida de um determinado curso, com base no número de vagas e no total de candidatos inscritos. Quem tem uma nota superior, portanto, será convocado para matrículas. Como os candidatos têm quatro dias para se inscrever, é normal que a nota de corte mude. Por isso, diariamente, a partir do segundo dia, o Sisu calcula e divulga a nota de corte para cada curso.

Além do resultado da redação, que varia de zero a mil, a classificação também considera as notas individuais referentes às provas das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.

Sua nota do Enem garante uma vaga no Sisu? Saiba como analisar

Simule sua nota com base em exames anteriores no site do Sisu

Opções de curso

O candidato pode escolher até duas opções de curso para participar do processo seletivo, com possibilidade de alterar durante o período de inscrição. O candidato selecionado em sua 1ª ou 2ª opção só terá esta oportunidade de fazer sua matrícula. Assim, fique atento aos prazos! Se for selecionado em 1ª ou 2ª opção, independentemente de efetuar sua matrícula, não poderá manifestar interesse em participar da lista de espera.

Lista de espera

Para participar da lista de espera, o candidato deve acessar o seu boletim Sisu e manifestar o interesse no prazo especificado no cronograma.Pode participar quem não foi selecionado em nenhuma das opções na chamada regular, podendo escolher apenas uma das opções de vagas definidas na fase de inscrição.

Na lista de espera, é importante que o candidato acompanhe junto à instituição da vaga escolhida as convocações para matrícula.

Atenção às datas

Período de inscrições: 6 a 14 de abril

Resultado da chamada regular: 16 de abril

Matrícula ou registro acadêmico: de 19 a 23 de abril