Loader

Blog

25 JUL UFPR abre inscrições para o vestibular 2023

UFPR abre inscrições para o vestibular 2023


Nesta edição, o vestibular 2023 da UFPR volta a ser realizado em duas fases, em 23 de outubro e 4 de dezembro

As inscrições para o Vestibular 2023 da UFPR (Universidade Federal do Paraná) estão abertas até o meio-dia de 31 de agosto. Para participar, é preciso se inscrever pelo site do Núcleo de Concursos. A taxa é de R$ 195,00. 

Nesta edição, o vestibular UFPR será realizado em duas fases, em 23 de outubro e 4 de dezembro. Serão oferecidas 5361 vagas distribuídas em 126 cursos. Informações completas sobre o vestibular podem ser consultadas no Manual do Candidato. A data provável de divulgação do resultado final é 13 de janeiro de 2023. 

LEIA MAIS

Saiba como vai funcionar o Semi Extensivo Sigma

Taxa de isenção

Também no dia 18 de julho começa o prazo para pedidos de isenção da taxa de inscrição. Podem pedir isenção as pessoas inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico), e também qualquer estudante de escola pública que, mesmo não inscrito no CadÚnico, comprove renda insuficiente (até 1,5 salário mínimo) para pagar a taxa. A previsão é que de 8% a 10% dos candidatos inscritos recebam isenção.

Este ano, o prazo para pedir isenção de taxa foi ampliado: será de 18 a 27 de julho para os inscritos no CadÚnico e de 18 de julho a 5 de agosto para os candidatos não inscritos no CadÚnico, mas que possuem renda de até 1,5 salário mínimo. 

Como já vem acontecendo nos vestibulares anteriores, metade das 5361 vagas é destinada para a concorrência geral e a outra metade, para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Dentro dessa segunda metade, existem cotas para candidatos de baixa renda, pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.

Candidatos inscritos pelo sistema de cotas para pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência deverão passar, antes do vestibular, pelas bancas de validação. A convocação para as bancas ocorrerá em setembro. Caso a autodeclaração não seja validada, esses candidatos serão migrados automaticamente para a categoria de ampla concorrência.

Treineiros

Estudantes que ainda não concluíram o ensino médio podem se inscrever no vestibular 2023 da UFPR na categoria de treineiros. 

Os dados dos candidatos inscritos nesta modalidade serão processados separadamente e eles não constarão da lista final de aprovados mesmo que alcancem pontuação para tanto.

Vestibular em duas fases

Depois de dois anos em fase única, por causa da pandemia de Covid-19, este ano o vestibular da UFPR volta a ser realizado em duas fases, como forma de valorizar as habilidades de leitura e escrita.

Primeira fase 

A primeira fase, de caráter eliminatório, acontecerá em 23 de outubro, a partir das 14 horas, com duração de 5h30. Consiste em uma prova de conhecimentos gerais com 90 questões objetivas. O resultado será divulgado no dia 14 de novembro.

A prova da primeira fase será aplicada em 11 cidades, quase o dobro do número de locais das edições anteriores. Além de cinco cidades onde a prova já era aplicada – Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Toledo –, ela ocorrerá em mais cinco cidades do Paraná (Cascavel, Guarapuava, Londrina, Maringá e Paranaguá) e também, pela primeira vez, em uma de Santa Catarina (Joinville).

Ao fazer a inscrição o candidato deverá escolher a cidade em que deseja realizar a prova da primeira fase.

As questões da prova de Conhecimentos Gerais serão distribuídas quanto ao conteúdo: 

  • 9 questões de cada uma das seguintes disciplinas: Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia e História;

  • 8  questões sobre Língua Estrangeira Moderna (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Polonês, Japonês ou Italiano)

  • 18 questões de Português, sendo 12 de uso da Língua Portuguesa e 6 relacionadas ao conteúdo de Literatura Brasileira;

  • 5 questões de cada uma das seguintes disciplinas: Filosofia e Sociologia.  

Segunda fase

A segunda fase acontece em dois dias: 4 de dezembro, a partir das 14 horas (prova de produção e compreensão de texto); e 5 de dezembro, também a partir das 14 horas (provas específicas por curso). Candidatos ao curso de Música farão também provas de habilidades específicas (teórica e prática).

A segunda fase será realizada somente nas cidades de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Toledo. O candidato será alocado automaticamente na cidade onde está sediado o curso para o qual se inscreveu, com uma exceção: para os candidatos inscritos para cursos sediados em Pontal do Paraná, a prova da segunda fase será aplicada exclusivamente em Matinhos.

As provas da segunda fase são organizadas da seguinte maneira:

  • Uma prova de Compreensão e Produção de Textos, comum a todos os candidatos que participarem dessa fase; 

  • Até duas provas específicas (discursivas), segundo as opções realizadas por cada curso, conforme divulgado no Guia do Candidato; 

  • Duas provas específicas (uma Teórica Objetiva e uma Prática) para os candidatos ao curso de Música que participarem dessa fase.  

Saiba quais são as leituras obrigatórias do vestibular 2023 da UFPR

Literatura 

  1. Casa de Pensão, Aluísio de Azevedo. 

  2. Morte e Vida Severina, João Cabral de Melo Neto. 

  3. Nove Noites, Bernardo Carvalho. 

  4. O livro das semelhanças, Ana Martins Marques. 

  5. O Uraguai, Basílio da Gama. 

  6. Quarto de Despejo, Carolina Maria de Jesus. 

  7. Sagarana, Guimarães Rosa. 

  8. Últimos Cantos, Gonçalves Dias.

Filosofia

  1. BERKELEY, G. Três diálogos entre Hylas e Philonous. Organizador: Eduardo Salles O. Barra; tradução: Luciano Ezequiel Kaminski, Andrea Cachel e Ariosvaldo Kiister Siqueira. Curitiba: UFPR. SCHLA, 2012. 

  2. ESPINOSA. B. Ética, livro I, apêndice. Tradução e notas: Joaquim de Carvalho, Coleção Os Pensadores, São Paulo: Abril Cultural, 1973 pp. 116-123. 

  3. MAQUIAVEL. Discursos sobre a Primeira década de Tito Livio. Seleção de textos, tradução e notas: Carlo Gabriel Kzsam Pancera. In: MARÇAL, J. (org.) Antologia de textos filosóficos, SEED, 2009. 

  4. MERLEAU-PONTY, M. A dúvida de Cézanne. Tradução: Nelson Alfredo Aguilar, Coleção Os Pensadores, São Paulo: Abril Cultural, 1975. pp. 303-316. 

  5. RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Capítulos "O que é lugar de fala?" e “Todo mundo tem lugar de fala". Belo Horizonte: Editora Letramento, 2017. 1 

Sociologia

  1. ARAÚJO, Silvia Maria de; BRIDI, M. A.; Motim, B. M. L. Sociologia. 2. ed. São Paulo: Scipione, 2016. 

  2. O’DONNEL, Juia et al. Tempos Modernos, Tempos de Sociologia. Rio de Janeiro: Editora do Brasil, 2018. 

  3. SILVA, Afrânio et al. (orgs.). Sociologia em movimento. São Paulo: Moderna, 2016. 

  4. TOMAZI, Nelson Dácio. Sociologia para o Ensino Médio. 2. ed. São Paulo, SP: Saraiva, 2010.