Loader

Blog

08 OUT Vai começar o Ensino Médio? Conheça 8 dicas para escolher a melhor escola

Vai começar o Ensino Médio? Conheça 8 dicas para escolher a melhor escola


O Ensino Médio é a fase da vida escolar em que começamos a nos preparar para os desafios e conquistas da vida adulta. Escolher uma escola para iniciar essa jornada é algo importante e que gera muitas dúvidas. Afinal, existe uma diversidade de instituições com diferentes propostas pedagógicas de ensino médio.

Para ajudar a escolher a melhor escola de Ensino Médio,a diretora pedagógica do Colégio Sigma em Londrina, Sílvia Helena, preparou um pequeno guia com os critérios que você precisa considerar na hora de decidir. 

Como escolher a melhor escola de Ensino Médio

1 - Qual seu objetivo no Ensino Médio

Antes de escolher a escola, Sílvia destaca que a família e o aluno devem levar em conta os próprios objetivos ao realizar o curso. Se o estudante pretende fazer vestibular ou ENEM para cursos de alta concorrência, por exemplo, precisa buscar escolas que tenham foco nessa preparação desde o Ensino Médio.

2 - Pesquise sobre os professores

Uma dica importante é conhecer a equipe pedagógica da escola, investigando sobre a formação profissional e buscando referências com outros estudantes para saber a opinião deles sobre os professores. Também é importante verificar qual a metodologia usada e se ela é adequada para a faixa etária da adolescência.

3 -  Verifique o material didático utilizado pela escola

O material didático é muito importante para apoiar o processo de aprendizagem, por isso, preste atenção se a escola usa materiais densos e consistentes, pois apenas resumos não são suficientes . 

4- Atendimento personalizado

Para garantir que os alunos “aprendam a aprender”, a escola deve ter uma dinâmica de acompanhamento do desenvolvimento. A  equipe pedagógica tem que estar apta a observar as dificuldades que os estudantes apresentam ao longo do percurso e ser capaz de fazer as intervenções necessárias para saná-las. 

5 - Escola adaptada ao Novo Ensino Médio

A partir de 2022, todas as escolas precisam estar adaptadas às regras do Novo Ensino Médio, que inclui a formação geral básica definida pela BNCC em diversas áreas de estudos e a formação para a cidadania, que é uma habilidade importantíssima desenvolvida ao longo da escolarização. 

6- Itinerários formativos reais

Outra dica relacionada ao Novo Ensino Médio é observar como as escolas vão trabalhar os itinerários formativos. É importante checar se a escola tem os itinerários estruturados com começo, meio e fim, determinando habilidades e competências que o adolescente vai trilhar neste caminho. Sílvia lembra que não existem pessoas só de humanas ou exatas, por exemplo, mas sim estudantes com preferências e olhares diferenciados para cada área.  É importante conhecer e experimentar áreas nas quais o aluno tenha menos interesse, pois todas as profissões exigem o desenvolvimento de habilidades diversas. 

7 - Escola engajada com a formação cidadã

A escola de Ensino Médio tem que pensar em ferramentas e atividades que favoreçam o olhar do aluno como um ser pertencente à sociedade. O adolescente deve ser incentivado a se reconhecer como responsável por intervenções que melhorem o seu entorno.

8 - Escola que entenda a adolescência

É importante que a escola de Ensino Médio tenha um olhar para a adolescência, com capacidade de entender esse momento sensível em que o aluno vive. O adolescente tem características peculiares em relação à valorização de seu grupo de iguais. Além disso, é uma fase em que começa a confrontar os valores e princípios que a família referenciou. A escola precisa ter empatia em relação ao aluno, para acolher e ajudar a refletir na formação dos seus novos princípios e valores.