10 AGO Qual curso escolher? Rádio UEL exibe série sobre as graduações da universidade

Qual curso escolher? Rádio UEL exibe série sobre as graduações da universidade

Qual curso escolher na universidade? Para ajudar estudantes do Ensino Médio ou cursinho pré-vestibulares a definirem qual carreira universitária seguir, a Rádio UEL FM (107,9 MHz), da Universidade Estadual de Londrina, transmite desde o dia 1º de agosto de 2022 a série “Quem estamos formando?”. Trata-se de uma série de entrevistas com coordenadores de colegiado de todos os cursos de graduação ofertados pela UEL.

Cada episódio tem 10 minutos de duração e vai ao ar, diariamente, de segunda a sexta, no programa Revista do Meio-Dia. As entrevistas podem ser ouvidas a qualquer momento no site da rádio.

Os professores apresentam a matriz curricular, perfil do profissional formado pela instituição e campos de atuação no mercado de trabalho, entre outros temas destinados a ajudar na escolha profissional dos estudantes.O primeiro episódio, que foi ao ar no dia 1º de agosto, trata do curso de Agronomia. No dia 2, a rádio exibiu um programa sobre o curso de Artes Cênicas. A produção é do Núcleo de Jornalismo da emissora, com entrevistas da estagiária Kauana Cardoso e supervisão da jornalista Eliete Vanzo.

Saiba qual a diferença entre licenciatura e bacharelado

Ajuda para escolher uma profissão

Para a coordenadora de Processos Seletivos (Cops), Sandra Garcia, a produção soma-se às demais iniciativas da UEL que auxiliam na escolha profissional de quem pretende prestar vestibular na instituição. As inscrições do Vestibular 2023 serão realizadas de 25 de agosto a 10 de outubro.

“A série é de suma importância no sentido de contribuir para a divulgação dos nossos cursos de graduação. Torna-se um acervo para que os estudantes tenham mais elementos para decidir com qual curso mais se identifica. É um convite, também, aos professores do Ensino Médio para que utilizem as entrevistas como material de discussão e informação sobre as profissões e cursos oferecidos por nossa instituição”, afirma a coordenadora da Cops.

Conheça a UEL

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) foi fundada em 1970 e reconhecida um ano depois. Sua criação foi pautada pela mobilização da comunidade de Londrina, que defendia a universidade como fator importante para o desenvolvimento regional.

A UEL incorporou as faculdades pioneiras de Direito, Filosofia e Odontologia, criadas na década de 50. Nestes 52 anos de ensino e pesquisa,cumpre a missão de desenvolver novas tecnologias, criar oportunidades e aprimorar recursos humanos. Não por acaso Londrina é considerada um polo agrícola, de saúde e referência na Tecnologia da Informação e Comunicação.

A estrutura acadêmica da UEL reúne 53 cursos de graduação (bacharelados e licenciaturas) e 261 de pós-graduação (residências, especializações, mestrados e doutorados), distribuídos em nove Centros de Estudo, além de uma comunidade formada por 25 mil estudantes, professores e servidores técnico-administrativos.

Em 2022, como no ano anterior, a UEL se manteve na 28ª posição entre as melhores universidades brasileiras  no ranking das melhores universidades da América Latina e Caribe, segundo o Times Higher Education (THE) – Latin America 2022. O ranking avaliou 197 Instituições de Ensino Superior.. No cômputo geral, a UEL ficou na posição 50, a 2ª melhor estadual paranaense e entre as quatro melhores do Estado.

Serviço

Série “Quem estamos formando? – conheça os programas dos cursos de graduação da UEL e saiba como o universo profissional vai se abrir para você”;

Data de veiculação: 1º de agosto a 30 de setembro de 2022;

Horário de exibição: entre 12h e 12h45, no programa Revista do Meio-Dia.

Os programas ficarão disponíveis no site do programa Revista do Meio-Dia na Rádio Uel